
O grande mal das dietas ou regimes é que, em geral, não funcionam a médio ou longo prazos por sugerirem propostas que retiram drasticamente um grupo alimentar ou por serem muito complicadas e difíceis de seguir no dia-a-dia. As pessoas costumam ficar confusas com tantas propostas diferentes e não sabem no que acreditar: será que o problemas são as gorduras? Serão os carboidratos? Como combinar os alimentos?
A dieta de South Beach foi desenvolvida pelo dr. Arthur Agatston, renomado cardiologista e professor associado da Universidade de Medicina de Miami, daí o nome de seu livro. Devido à sua especialidade, há muitos anos vem pesquisando uma alimentação adequada para auxiliar seus pacientes a reduzir os riscos de desenvolver doenças cardíacas, procurando melhorar a "química" do sangue, reduzindo os níveis de colesterol ruim e dos triglicérides. Como conseqüên-cia do uso da dieta notou-se que os pacientes também reduziram o peso e, assim, começou a ser solicitado por pessoas que queriam emagrecer.
A dieta de South Beach não propõe a retirada de nenhum grupo alimentar, a não ser nos primeiros 14 dias, e ensina que devemos comer de tudo, aprendendo que existem os bons e os maus carboidratos, assim como as boas e as más gorduras.
Bons carboidratos x maus carboidratos
Boa parte do excesso de peso das pessoas ocorre devido à ingestão de carboidratos, especialmente aqueles que não contêm fibras e são conhecidos como refinados ou maus carboidratos. Entre eles estão o pão branco, os biscoitos, os refrigerantes e os bolos. Os bons carboidratos são aqueles não refinados e, portanto, contêm fibras. Entre eles estão o pão integral, cereais, massa de grão duro, verduras e legumes, e frutas com casca. A vantagem de conter fibras é que, além de retardar a absorção dos açúcares, estimula o bom funcionamento intestinal.
Boas gorduras x más gorduras
As boas gorduras são conhecidas como insaturadas e são, geralmente, de origem vegetal, como o azeite de oliva, óleo de canola, óleo de girassol, oleaginosas. A boa gordura de origem animal é encontrada nos peixes de água fria, como atum, salmão e sardinha, conhecida como ômega 3. Essas gorduras são consideradas boas porque protegem o coração. As más gorduras ou as chamadas saturadas são de origem animal e são encontradas nas carnes e frituras.
A dieta é dividida em três fases:
Revista Menu
0 comentários:
Postar um comentário